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Política da Qualidade, da Segurança e do Meio Ambiente do Grupo Gammastamp


O Grupo GAMMASTAMP está presente há 50 anos no mercado automotivo e representa, a nível internacional, um dos mais importantes fornecedores em peças de segurança. Nossa missão é oferecer, como parceiro estratégico, produto em conformidade e um serviço versátil, pontual e personalizado, buscando atingir o melhor resultado quanto as metas prefixadas com os Clientes, cuidando do Meio Ambiente, da Segurança nos locais de trabalho e valorizando todos os nossos funcionários.

A Direção promove continuamente a melhoria em todos os processos empresariais, mediante adoção de um Sistema de Gestão Integrado, inspirado nos princípios das normas e especificação técnica ISO 9001:2008, ISO TS 16949:2009, ISO 14001:2004, OSHAS 18001 e SA 8000, estabelecendo em termos gerais:

  • A satisfação do Cliente, mediante a análise contínua dos requisitos, os retornos provenientes do mercado e a comunicação com o cliente, quanto a assuntos específicos do setor, por meio de profissionais qualificados.
  • A melhoria contínua do desempenho em termos de competitividade e conformidade do produto, através da busca e do desenvolvimento de novas soluções técnicas do produto e do processo.
  • A avaliação dos aspectos ambientais e de segurança e dos possíveis impactos em todas as escolhas de desenvolvimento estratégico da empresa, de forma que, sejam prevenidos qualquer risco e impacto potencial e sejam mantidos sobre controle os aspectos ambientais e de segurança mais significativos.

Os objetivos que o Grupo GAMMASTAMP almeja alcançar, no período de 2015 até 2018, estão resumidos nos seguintes pontos, que são parte integrante do Plano Industrial:

  • Adotar os princípios de lean manufacturing, aplicando-os no próprio sistema de produção e estendendo-os para todos os processos empresariais, produtivos e gerenciais de modo que em 2018 estejamos entre 70% dos fluxos principais em kanban.
  • Estender progressivamente, a metodologia de gestão WCM executando o programa de desenvolvimento de fornecedores promovida pela FCA, alcançando o nível Bronze até 2018.
  • Elaborar até o final de 2015 um código ético de comportamento e divulgá-lo entre as filiais do Grupo.
  • Melhorar a eficácia e eficiência do sistema de gestão através de um projeto para a completa revisão, a nível de Grupo, dos documentos regulamentares da própria estrutura do sistema, finalizando a integração dos sistemas da Qualidade, Meio Ambiente e Segurança proporcionando uma maior usabilidade dos procedimentos operacionais.
  • Desenvolver um modelo organizacional que permita a gestão adequada dos aspectos regulamentares do decreto legislativo (Dlg 231/010), aprimorando o código ético empresarial, divulgando-o em todas as filiais do Grupo, disseminando-o entre os clientes e fornecedores.
  • Buscar a qualificação do pessoal através de caminhos específicos de formação e treinamento, acrescentando as competências e o conhecimento de cada função, promovendo atenção maior, quanto às responsabilidades ambientais e de segurança, focando na prevenção dos problemas.

Com base nos objetivos gerais expressos neste documento, a Direção define, para os níveis e funções pertinentes da organização, com frequência mínima anual, objetivos de melhoria específicos e mensuráveis, sobre os quais, mede e avalia a eficácia e a eficiência dos próprios Sistemas de Gestão.Os objetivos específicos são revisados nos prazos estabelecidos e, com base nas análises dos resultados obtidos, efetuados durante a análise crítica dos Sistemas, a Direção estabelece os novos objetivos a serem alcançados e ajustes daqueles em andamento.

A Direção se empenha e assume uma função ativa na promoção do Sistema de Gestão para a Qualidade, o Meio Ambiente e a Segurança à todos os níveis da própria Organização. Com tal propósito a Política é:

  • Divulgada e instruída a todo o pessoal, para garantir a plena compreensão e o mais forte apoio possível, por meio de afixação nos departamentos e nas repartições e a condução de reuniões e/ou sessões de formação;
  • Disponível ao público, mediante a publicação no site internet da empresa;
  • Revisada periodicamente, durante a análise crítica do Sistema, para avaliar a adequação de referência à mudanças de condições regulamentares, legislativas, organizativas, tecnológicas e de mercado.

O sucesso na concretização desta política passa por meio da conscientização, da comunicação, da sensibilização e do confronto, instrumentos indispensáveis para compreender as exigências dos nossos interlocutores e para crescer juntamente com eles.


12.01.2015